Praia fluvial
Um paraíso para descobrir na Serra da Estrela

É um dos dos mais preciosos segredos da Serra da Estrela e um local ideal para os dias quentes de Verão: a praia fluvial de Loriga.

imagem Google
imagem Google

Praia Fluvial de Loriga, em plena Serra da Estrela, possui uma grande variedade de amenidades adaptadas a todo o tipo de turistas que lhe dão a popularidade e qualidade que detém hoje, daí o facto de ser uma das 298 praias portuguesas a receber o galardão da Bandeira Azul, prémio esse que tem sido acordado ao longo dos anos e que é reconhecido não só nacionalmente mas também internacionalmente como símbolo de uma qualidade extrema.

imagem Google
imagem Google

Além disso a mesma recebeu a bandeira "Qualidade de Ouro", atribuída pela Quercos (Associação Nacional de Conservação da Natureza), uma associação portuguesa sem fins lucrativos que tem como objectivo a protecção da natureza.

imagem Google
imagem Google

No entanto, a distinção não acaba por aqui, pois a Praia Fluvial de Loriga ficou, em 2012, apurada entre as 21 finalistas (num total de 70), para concorrer ao título "7 maravilhas - Praias de Portugal", na categoria onde estava inserida.

imagem Google
imagem Google

Esta abundância de prémios e galardões que lhe dão o prestígio que tem hoje não é nenhuma surpresa quando se olha a tudo o que a Praia Fluvial de Loriga tem para oferecer aos seus visitantes e utentes.

imagem Google
imagem Google

É impossível ficar indiferente à magnifica paisagem preservada ao máximo que lhe dá a sua grande beleza natural no seu relevo acidentado onde correm águas puras e cristalinas que brotam de uma nascente na serra.

imagem Google
imagem Google

Além disso, esta praia fluvial possui óptimas infraestruturas de apoio ao banhista e utente  adaptadas a pessoas com mobilidade reduzida; um bar/restaurante que serve refeições diversas; uma vigilância permanente para garantir a segurança de todas as pessoas envolvidas no caso de qualquer eventualidade.

imagem Google
imagem Google

Possui ainda um parque de estacionamento que, apesar de pequeno, é adaptado para pessoas com problemas de locomoção. Também é possível realizar passeios terrestres que passam pela visita da serra e de todas as vistas deslumbrantes que a mesma proporciona.

A Praia Fluvial de Loriga é mesmo uma estância onde pode encontrar um clima relaxante e calmo caso essas sejam as palavras chave das suas férias.

As praias portuguesas são sem dúvida uma das principais razões pela qual turistas se sentem tão atraídos por este maravilhoso país. Aliás, as mesmas tiveram sem margem de  dúvida o seu peso no galardoamento de Portugal como o melhor país turístico pela segunda vez consecutiva em 2018.

imagem Google
imagem Google

As praias fluviais portuguesas atraem cada vez mais pessoas com o seu deslumbre magnetizante, o que pode levar a estas praias estarem, durante a época balnear, inundadas de pessoas, o que pode denegrir a experiência geral dos banhistas e turistas que decidem visitar as mesmas para ter uma experiência mais relaxante e calma.

No entanto, existem estâncias, um pouco menos conhecidas, que têm ganho uma grande popularidade nos últimos anos e que permitem aos banhistas ter a experiência relaxante que procuram, estando no mesmo espírito de uma praia oceânica.

Um óptimo exemplo destas estâncias está situado no Vale glaciar de Loriga no distrito da Guarda, incluída em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, a Praia fluvial de Loriga é uma das estâncias que mais turistas recebe vindos dos quatro cantos do mundo, por ano.